VIDEO DESTAQUE

10 junho 2012

MELODIAS DO SERTÃO - Análise da música Estrada de Canidé

A próxima canção da série “Melodias do Sertão” é a canção escrita por Luiz Gonzaga e seu fiel parceiro Humberto Texeira, Estrada de Canindé. A música se refere a Canindé, um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na microrregião do Canindé, mesorregião do Norte Cearense. A cidade é famosa por suas romarias, nela se festeja uma das mais antigas festas religiosas do Brasil: a Festa de São Francisco das Chagas.
Abaixo a letra e o vídeo da música: 

Estrada de Canindé – Luiz Gonzaga 

Ai, ai, que bom
Que bom, que bom que é Uma estrada e uma cabocla
Cum a gente andando a pé
Ai, ai, que bom
Que bom, que bom que é
Uma estrada e a lua branca
No sertão de Canindé
Artomove lá nem sabe se é home ou se é muié
Quem é rico anda em burrico
Quem é pobre anda a pé
Mas o pobre vê nas estrada
O orvaio beijando as flô
Vê de perto o galo campina
Que quando canta muda de cor
Vai moiando os pés no riacho
Que água fresca, nosso Senhor
Vai oiando coisa a grané
Coisas qui, pra mode vê
O cristão tem que andá a pé.

Na música há uma grande presença da linguagem regional Nordestina. Vários termos fazem com que a canção se torne simples e fácil, adaptando a mesma à realidade local.
No campo social da melodia retrata um Nordeste pobre economicamente. A baixa renda per capita é exorbitante e faz com que seja luxuoso andar em burrico. Por outro lado Luiz consegue balancear, pintando na canção não só a parte aparentemente negativa, mas também as belezas de uma região banalizada e esquecida pelo país.
Literalmente dissertando no trecho: “... Quem é rico anda em burrico, quem é pobre anda a pé. Mas o pobre vê na estrada, o orvalho beijando a flor, vê de perto o galo-de-campina, que quando canta muda de cor. Vai moiando os pés no riacho que água afresca Nosso Senhor. Vai oiando coisa a grané, coisa qui pra mode ver, um cristão tem que andar a pé.” O pobre, ao ter que andar a pé, vê coisas bonitas, embora ninguém queira ser pobre. Assim o velho Lua traz a pergunta o que é ser pobre? A resposta é a descoberta da essência do pobre. “POBRE” economicamente, mas “RICO” por poder ver a vida da maneira que ela realmente é em sua beleza natural, por poder antes de tudo ser feliz. E assim, através da estrada de Canidé Luiz consegue retratar as desigualdades sociais. 

Por : Jobson Brunno

Nenhum comentário:

Postar um comentário