VIDEO DESTAQUE

10 junho 2012

Luiz Gonzaga no vestibular

 
Coronelismo, seca, cangaço. Inúmeros são assuntos relacionados ao Nordeste brasileiro que podem ser explorados nas provas de vestibular. O tema fica ainda mais evidente em 2012, ano em que se comemora o centenário de Luiz Gonzaga. E é pensando nisso que o tema tem sido incluso nos cursos pré-vestibulares e “aulões” que constituem ensaios para as provas chaves das universidades.
Um exemplo foi O Lógico Cursos Aliados, especialista em preparação de vestibulandos, que ofereceu aos seus alunos uma aula especial sobre o tema no dia 27 de maio. A aula dialogada envolveu as disciplinas de História e Geografia, como explica o professor e História, João Maria Fraga. “A aula dialogada consiste numa aula em que o aluno saiba previamente o que será estudado, sendo o professor o mediador, para que os alunos opinem, interpretem e discutam o assunto em pauta, ou seja, com a participação total dos estudantes”, ensinou.
Segundo o educador, a temática “ 100 anos de Luiz Gonzaga – A invenção do Nordeste” abriu um leque de diversos assuntos a ser debatidos pelos estudantes. Além de ter levado a obra musical do artista para os jovens, João Fraga destacou ainda o legado histórico-regional do compositor: “Gonzaga mostrou o Nordeste para o Brasil, suas composições e seus trajes sempre retrataram nosso povo, especialmente o sertanejo. “Inúmeros são os temas que podemos “extrair” de suas letras como o cangaço, a seca, o coronelismo, a chegada do retirante nordestino no sudeste, entre tantos outros.”,
 relatou o professor do Lógico Cursos Aliados.
A aula foi gratuita e exclusiva para os alunos da Instituição. Elas reuniram centenas de estudantes dos quais sentiram-se realizados por conhecer de forma mais intensa a vida de um homem tão singular não só para o Nordeste, mas também para o Brasil. 
As inscrições poderiam ser feitas na secretaria com 2 pacotes de leite em pó.

Por: Alana Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário